Tomadas e interruptores: onde e como posicionar?

gi

Você está pensando em construir ou reformar sua casa? Se a resposta for afirmativa, o mais comum é que a sua atenção esteja voltada para os detalhes estéticos da obra. Geralmente, quem está se dedicando a esta empreitada tem o pensamento focado nas tintas, pisos e revestimentos da residência – é provável que o posicionamento dos interruptores e tomadas ainda nem tenha passado pela sua cabeça.

Apesar de parecer um detalhe sem importância, é indispensável escolher bem os lugares onde os interruptores e tomadas serão instalados. Para saber como tomar as decisões certas nesse sentido, acompanhe as dicas a seguir:

 

Por que é importante se atentar a essa escolha?

Os eletrodomésticos não devem ser colocados onde existem interruptores. Na verdade, os interruptores é que devem ser instalados de acordo onde o morador planeja  colocar os eletrodomésticos. Se você não se atentar a este detalhe, os interruptores podem comprometer a estética da decoração, além de se tornarem pouco úteis no cômodo.

 

Considere as alternativas com antecedência

Uma boa dica é planejar onde os interruptores serão instalados e cogitar múltiplas alternativas com antecedência. Liste os eletrodomésticos que você tem e os que pretende adquirir. Feito isso, ficará mais fácil decidir quantos interruptores e tomadas serão necessários e onde eles poderão ser instalados.

 

Tipo de tomada

Além de observar onde a tomada e os interruptores serão instalados, é preciso também prestar atenção ao  tipo da tomada. Atualmente, de acordo com o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, os aparelhos eletrônicos novos só podem ser comercializados com tomadas de três pinos – entretanto, os mais antigos ainda têm dois pinos. Diante disso, a fim de evitar o uso de adaptadores, é necessário conferir os eletrodomésticos antes da instalação das tomadas e interruptores.

 

Dicas

– Evite os excessos! Muitos interruptores e tomadas espalhados pela casa podem prejudicar a decoração.

– Priorize a acessibilidade e a segurança, especialmente se entre os moradores houver algum idoso.

– Se na casa tiver crianças, vale a pena apostar nos protetores de tomada com o intuito de aumentar a segurança e evitar choques elétricos.

– Nunca instale uma tomada muito próxima ao chão: eventualmente, ela pode molhar e acabar colocando a segurança dos moradores em risco.

– Locais como sala, cozinha e quarto possuem certos aparelhos elétricos que contém fios mais curtos. Isso significa que é preciso planejar a localização de cada tomada e interruptor para que estes eletrônicos fiquem perto e não seja preciso usar extensão elétrica.

– Se você tiver dúvidas na hora de escolher as tomadas e interruptores da sua casa, converse com um profissional da área.

– Escolha tomadas e interruptores neutros e claros, evitando dar destaque a estes detalhes da casa. Alguns projetos mais alternativos de decoração apostam no uso de interruptores modernos, coloridos ou decorados.

– Ao planejar e posicionar corretamente as tomadas você evita quebrar paredes sem necessidade.

 

Fonte da imagem: www.homeselfe.com
Fontes: www.fazfacil.com.br e www.casadicas.com.br

, , , , , ,