Geração de energia através de resíduos sólidos

194-energia_verde1

A atividade do homem tem sido extremamente prejudicial ao meio ambiente nos últimos anos. Tudo isso porque retiramos da natureza recursos para o nosso próprio bem estar. Uma de nossas necessidades, por exemplo, é a energia elétrica, fundamental para a produção industrial, sistema de transportes, segurança, saúde e outros fatores associados à qualidade de vida. Atualmente, ela pode provir de materiais renováveis e não renováveis. O petróleo, por exemplo, é a principal fonte de energia utilizada nos dias de hoje, apesar de ser esgotável.

No caso do Brasil, a base da energia elétrica é predominantemente hidráulica. Sim, somos um país privilegiado quanto à esse recurso – no mundo, o país que possui a maior reserva de água. No entanto, esse recurso também é esgotável e está cada vez mais escasso. Então, como solucionar esse caso?

A reutilização de resíduos sólidos para a geração de energia é uma ótima opção, visto que a produção de lixo tem aumentado exponencialmente e precisa de um destino certo e não prejudicial ao meio ambiente. O desafio é gerenciar esses resíduos sólidos de maneira adequada, relacionando as etapas de geração, acondicionamento, coleta, transportes, reaproveitamento e destinação final. Assim, podemos contribuir para a qualidade de vida da população e evitar uma série de impactos ambientais, sociais e econômicos.