Evite a sobrecarga na instalação elétrica

120518024703tomadas

A sobrecarga na instalação elétrica é um problema enfrentado em muitos imóveis, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores. Este tipo de dano acontece por causa do excesso de eletrodomésticos e eletrônicos que estão conectados a rede elétrica. O grande motivo para ocorrer os problemas na instalação elétrica residencial é a falta de uma adequação da rede elétrica. Desta forma, tanto as casas novas como as antigas ficam vulneráveis ao consumo um pouco mais elevado de eletricidade.

Quando a rede elétrica está mal instalada e apresenta danos frequentes por causa das sobrecargas, é necessário tomar alguns cuidados para não ser prejudicado ou colocar a família em perigo.

Dicas para evitar sobrecarga na rede elétrica:

  • Os primeiros sinais de que há algo errado com as instalações devem ser levados a sério. Caso o morador veja fios desencapados, tomadas penduradas e fiação exposta, ele deve procurar um profissional qualificado para solucionar o problema.
  • Na hora de instalar equipamentos como ar condicionado, chuveiros mais fortes ou motor para piscinas, por exemplo, é importante chamar um técnico para que ele realize uma avaliação da rede elétrica da casa. O imóvel pode não estar preparado e a análise ajuda a evitar sobrecargas.
  • A sobrecarga de energia pode ser evitada ao reduzir o número de extensões e beijamins em casa. Os moradores costumam recorrer a estes acessórios devido à falta de tomadas em casa.
  • A casa antiga tem mais chances de sofrer com a sobrecarga de energia, por isso é recomendado realizar uma reforma no sistema elétrico a cada cinco anos. Esta avaliação permite diagnosticar problemas e repará-los.
  • Quando os fios e cabos apresentam sinal de aquecimento, é necessário contratar um eletricista para fazer um check-up. Ele pode identificar que a instalação usada pela casa é inadequada para as necessidades dos moradores.
  • Os moradores devem comprar eletrodomésticos e eletrônicos com intensidade de corrente elétrica compatível com a residência. As pessoas que não reconhecem os limites da propriedade e acabam comprando vários itens, sem antes fazer uma revisão nas instalações, podem sobrecarregar a rede.
Fonte: www.programacasasegura.org