Cabos e fios: dicas importantes

p_cabo-eletrico-16

Alguns cabos podem ser dotados apenas de condutor de instalação, os chamados condutores isolados, outros por sua vez, podem possuir adicionalmente a cobertura aplicada sobre a isolação, os cabos unipolares ou multipolares, dependendo do número de condutores que possuem.

Os fios e cabos tem como sua função principal como condutores de eletricidade, protegidos em eletrodutos destinados à: distribuição de luz, força motriz, aquecimento, sinalização e campainha. Em instalações, fixas, aparentes ou embutidas.

Confira algumas dicas importantes sobre os cabos e fios:

– Utilize terminais apropriados nas ligações dos condutores a chaves, disjuntores e bases fusíveis.

– Executar a passagem dos cabos somente após estarem concluídos: revestimentos de paredes, tetos e pisos; impermeabilização ou telhamento da cobertura; colocação das portas, janelas e vedações (que impeçam a penetração de chuva); rede de eletrodutos e colocação das caixas de derivação, ligação ou passagem convenientemente limpas e secas internamente por meio de bucha embebida em verniz isolante.

– Cabos utilizados em instalações subterrâneas não devem sofrer esforços de tração ou torção que prejudiquem sua capa isolante.

– A bitola dos condutores e cabos, bem como o número de condutores instalados em cada eletroduto, deve obedecer às especificações de projeto.

– As curvas realizadas nos condutores e cabos não devem danificar a sua isolação.

– Não passar os condutores por dentro de dutos destinados à instalações não-elétricas.

– Não faça instalações de condutores e cabos isolados sem a proteção de eletrodutos ou invólucros, quer a instalação seja embutida, aparente ou isolada.

– Não faça emendas de condutores dentro dos eletrodutos, executá-las somente dentro das caixas de: derivação, ligação ou passagem.

– Nos casos de instalação de condutores ligados em paralelo, bem como instalações, emendas e derivações realizadas dentro de caixas, quadros, etc., observar as prescrições da norma NBR-5410.

Essas dicas são imprescindíveis para evitar retrabalhos e realizar uma boa instalação elétrica ou mesmo manutenção.

 

Fonte da imagem: www.solucoesindustriais.com.br
Fonte: www.bonde.com.br e www.newtoncbraga.com.br

 

, , , , ,